sexta-feira, 18 de setembro de 2009
A criação de mundos fantásticos segundo Tolkien
"Tolkien foi um dos autores que mais pormenorizadamente dissertou sobre a problemática da criação de mundos fantásticos. No artigo 'On Fairy-Stories' afirma a necessidade de o mundo ficcional possuir leis que lhe dêem uma certa ordem e consistência: '[O escritor] cria um Mundo Secundário no qual a nossa mente pode penetrar. Dentro dele, o que [o escritor] narra é «verdadeiro»: está de acordo com as leis desse mundo. Por isso [o leitor] acredita enquanto permanece, por assim dizer, dentro desse mundo. No momento em que a descrença surge, o feitiço quebra-se; a magia, ou antes a arte, falhou. Então [o leitor] está de novo no Mundo Primário, observando, do exterior, o pequeno e abortado Mundo Secundário'. É a arte do escritor que confere ao mundo fantástico a consistência e a verosimilhança necessárias para que o leitor se possa integrar nesse mundo, pelo menos durante o tempo que dura a leitura: 'Criar um Mundo Secundário no qual o sol verde seja credível [...] requererá, provavelmente, trabalho e concentração intelectual, bem como exigirá uma capacidade específica, uma espécie de arte élfica. Poucos são os que tentam tais empreendimentos. Mas quando o fazem com êxito, estamos perante uma proeza rara da Arte, da arte narrativa na sua primeira e mais potente forma'. Para que o mundo fantástico possua consistência e verosimilhança o autor tem de recriar os elementos do mundo real, dando-lhe novas propriedades, novas formas, eventualmente novos nomes. As raízes do mundo fantástico têm de estar inevitavelmente mergulhadas no mundo real."
Excerto de A Problemática do Espaço em "O Senhor dos Anéis" de Maria do Rosário Monteiro (o próximo livro que publicaremos, este Outono). Ilustração: The Lonely Mountain por Tolkien.
Etiquetas:
J. R. R. Tolkien,
Maria do Rosário Monteiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Achei o excerto interessantíssimo. E útil por demais.
ResponderEliminarChamo-me Inácio de Freitas. Sou advogado (licenciado, em razão de estar ocupando cargo público) e escritor (já registrado, mas ainda não publicado - meus primeiros seis livros já tem registro junto à BN, mais ainda não me dispus a buscar editores...).
Tenho um livro sobre a obra de Tolkien ("VIDA, MORTE E OUTROS TEMAS, NA OBRA DE J. R. R. TOLKIEN") e estou (sub)criando meu próprio mundo.
Excelente o blog.
Paz e bem.