quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Somos livros" uniformizados

"Neste sentido todos os materiais de merchandising, catálogos, newsletters e restantes materiais de marketing foram alterados de acordo com a nova ortografia. Na sequência desta alteração e com o objetivo de assegurar uma uniformização dos conteúdos de forma a que sejamos coerentes na comunicação com os nossos leitores, solicitamos que os materiais de marketing das editoras a colocar nas Livrarias Bertrand sejam enviados de acordo com a nova ortografia." (de email recebido da Bertrand)
Apenas uma singela (e absolutamente inocente) pergunta: no contexto dessa "uniformização dos conteúdos", quando vão começar a impedir a venda de livros cuja ortografia não obedece deliberadamente (i.e., por convicção) ao dito "Acordo Ortográfico"?

11 comentários:

  1. O que deveriam absolutamente deixar cair é este "Acordo", absoluta barbaridade cometida em nome de uma unificação e simplificação da Língua.
    Um "Acordo" que cria novas duplas grafias é inútil, imbecil, e vai-se gastar milhões, dizem eles em gravíssimos tempos de crise...

    Glória

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  2. Leia-se, com proveito a denúncia (mais uma, apenas) da Mentira de Estado que é o AO90: http://www.calameo.com/read/000868854339cb3eb0881

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  3. Os tipos contra o Acordo são neste momento uns autênticos 'trolls'. Não encontram nada melhor que fazer, neste momento de crise? Se as pessoas e empresas têm aderido em massa ao Acordo é porque ele não implica nada de tão sinistro como têm querido fazer querer ("a morte da língua", "a perda da nossa soberania", "a impossibilidade da nova escrita", "o gasto desmesurado de recursos", ui!). O Acordo na verdade não é nada de mais.

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  4. Era crer e não querer, claro.

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  5. Claro que era crer e não querer, Antônio B.
    Prove a adesão em massa.
    Cumpts?

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  6. António B, a "querer" em si, "as pessoas e empresas têm aderido em massa ao Acordo". Ai sim? Tem provas dessa adesão?

    As provas de que o AO, por outro lado, é, no contexto da "crise" que invoca, bem mais grave do que algo "nada de mais", têm sido bastamente postas em evidência. Remetemo-lo, como exemplo, para este texto: http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1895899&seccao=Alberto+Gon%E7alves&tag=Opini%E3o+-+Em+Foco&page=-1

    "Queira" em nós quando lhe dizemos que, apesar de nos chamar "trolls" (não será "troles"? veja lá o AO...), lhe agradecemos os dois comentários depositados.

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  7. "Queremos" que, quando se refere a "empresas", estará a referir-se também à Porto Editora, cujo director, Vasco Teixeira, afirmou em entrevista ao Público (17.11.2010): "quando nos dizem que os editores deviam estar satisfeitos com o Acordo, devem estar a brincar com a nossa cara." (http://www.publico.pt/Cultura/vasco-teixeira-para-um-editor-escolar-publicar-ficcao-e-facil_1466599?all=1)
    Aguardamos por provas dessa adesão em massa.
    Cumprimentos.

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  8. Fico surpreendido com a falta de nível das pessoas responsáveis pelo blogue da Livros de Areia. O erro foi prontamente corrigido por mim próprio. Obviamente que não me referia à editora quando falava em 'trolls' (apareceu logo um, a corromper torpemente o meu nome, não fosse obrigado a dar um ou dois argumentos).
    Quanto à minha afirmação inicial: Impresa, Média Capital, Lusa, Porto Editora, Cofina, RTP usam a grafia do Acordo sem problemas de maior, porque, como eu disse, o Acordo não muda nada de mais. Quanto ao resto, deixou de me interessar usar este espaço para o que quer que seja. Nem na rua sou tão maltratado.

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  9. Caro António Bê,

    além de falta educação cívica básica (entrar num blogue a chamar "trolls" aos que não estão do seu lado nesta questão do AO), carece o amigo de simples noções de lógica: se insulta quem está contra o AO, e, antes de o fazer, leu o nosso post, então insulta-nos a nós também. E, adding injury to insult, no nosso próprio blogue.
    Continuamos à espera das provas da adesão massiva que referiu, mas se não quiser apresentá-las neste "espaço", abra um blogue, identifique-se e assuma as suas posições frontalmente.
    Cumprimentos, ou, se preferir em troll, "burrghhhhhargghhhhh" (já com o último Acordo Ortográfico da Língua Troll).

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  10. O que é que acontece a quem não enviar o material promocional à luz do dito Acordo, fica de fora?

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  11. Só perguntando mesmo à Direcção de Compras da Bertrand. É claro que (pelo menos para já) isto apenas abrange os objectos promocionais que os editores quiserem colocar nas lojas (posters, caixas, etc), mas não fica mal fazer já as perguntas incómodas...

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