domingo, 28 de agosto de 2011

Em breve



MEMÓRIA DO FOGO 1. OS NASCIMENTOS de Eduardo Galeano estará no mercado sensivelmente a partir de meados de Setembro. Podem ler entretanto algo do seu conteúdo neste pequeno flipbook.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

No forno



Novidade em Setembro: MEMÓRIA DO FOGO de Eduardo Galeano.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vieira

"1640 / São Salvador da Baía
Cintila-lhe a boca enquanto lança palavras armadas como exércitos. O orador mais perigoso do Brasil é um sacerdote português criado na Baía, baiano de alma.
Os holandeses invadiram estas terras e o jesuíta António Vieira pergunta aos senhores coloniais se não somos nós de cor tão escura em relação aos holandeses, como os índios em relação a nós. Do alto do púlpito, o dono da palavra increpa os donos da terra e da gente:
Hei-de ser senhor porque nasci mais longe do sol, e outros hão-de ser escravos porque nasceram mais perto? Não pode haver maior inconsideração do entendimento, nem maior erro de juízo entre os homens!
Na igreja da Ajuda, a mais antiga do Brasil, António Vieira acusa também Deus, culpado de ajudar os invasores holandeses:
– Embora sejamos nós os pecadores, haveis de ser Vós, hoje, o arre­pendido!"

Eduardo Galeano, Memória do Fogo – Os Nascimentos (tradução de António Marques; no prelo)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Infâmia recordada



Com algum atraso, mas aqui fica: o registo da inclusão de UMA NOVA HISTÓRIA UNIVERSAL DA INFÂMIA de Rhys Hughes nas 100 edições mais memoráveis dos 100 primeiros números da revista Os Meus Livros, em lista publicada no mês passado.